sábado, 28 de março de 2009

BOA SEMANA

Olá amigos(a) como foi a semana?Espero que ótima.Minha semana foi bem corrida como sempre.Mas vem por ai alguns feriados e vou poder descansar um pouco.Bom depois de lermos e ouvirmos um pouco de música clássica,vamos pra algo um pouco mais brasileiro,que tal o chorinho?Talvez o chorinho seja a primeira música urbana tipicamente brasileira.Ele surgiu com a chegada da família real no Brasil,mais especificamente no Rio de janeiro que era a capital e muitos dos integrantes eram funcionarios dos orgãos que se reuniam nos subúrbios.O termo choro causa controvérsias uns dizem que o nome é devido a maneira chorosa de tocar as músicas,outras que deriva da palavra "xolo" que era um baile feito pelos escravos e finalmente uns que acham que pela melancolía dos violões recebeu este nome.Os músicos são chamados de chorões.Dentre os muitos chorões mais conhecidos temos Chiquinha Gonzaga,Zequinha de Abreu,Villa Lobos,Pixinguinha,Radamés Gnattali,Jacob do Bandolim,Canhotinho,Artur Moreira Lima,Paulinho da viola e muitos outros.O choro se popularizou tanto que foi até instituido o dia nacional do choro que é 23 de Abril e em alguns estados temos os clubes do choro,inclusive aqui em Brasília.Até os dias de hoje o choro continua encantando.Bem,espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre música.Como estamos terminando Março,vou também encerrar esta pesquisa,mas volto com o assunto porque ainda tem muita coisa para descobrir.A cada post que eu escrevia eu fazia uma pesquisa claro,e eu aprendi muito e tive muita alegria em passar este aprendizado para vocês.Eu poderia escolher muitas músicas pra vocês ouvirem,como por exemplo Lua branca de Chiquinha Gonzaga que Maria Betania e Diana pequeno gravaram,e eu claro adoro.Mas escolhi o maravilhoso Paulinho da viola.Espero que gostem.Tenham uma semana tranquila e deliciosa.

Beijos da escorpyana

Ouvindo,Paulinho da viola,meu violão

Nenhum comentário: