domingo, 17 de maio de 2009

BOA SEMANA
Olá amigos(a) como foi a semana de vocês?A minha foi bem tumultuada mas entre os trancos e barrancos tudo deu certo.Como Maio é considerado o mês das noivas vou escrever um pouco sobre como surgiu.Na verdade este mês foi escolhido devido a influência da igreja católica pelo fato de ser o mês de maria e das mães.A cerimônia e o costume da mulher se vestir especialmente para a ocasiaõ surgiu em Roma,assim como também o fato das primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher casar-se por livre e espontânea vontade.A benção do sacerdote não era obrigatoria,esse costume surgiu com o Concilio de Trento.O casamento civil originou-se na Inglaterra.Existem aqueles costumes típicos em todo casamento vou citar alguns:
-O noivo não pode ver a noiva é uma tradição praticado em muitas culturas e ainda hoje na Arábia o pai da noiva e o pretendente celebram juntos e o noivo não pode tocar em nada que pertença a noiva pra não atrair má sorte.Eles so se veem no dia da cerimônia.
- Os padrinhos eram escolhidos na antiguidade para proteger a noiva de possíveis raptores por isso tinha que ser um bom amigo e forte.
-As flores jogadas no caminho pelas damas simbolizam o carinho que as mulheres terão com seus maridos.
-A mulher do lado esquerdo e o homem do direito vem dos anglo saxões e diz que desta forma o homem fica com a mão livre para arrancar a espada caso invasores venham atrapalhar a cerimônia.
-O uso da aliança(que significa compromisso)tem algumas versões,a primeira vem dos esotericos que diz que vc colocando o anel no dedo de uma pessoa vc aceita o outro como ele e ganha um tesouro.A outra vem dos cristão e diz que deve-se colocar a aliança no terceiro dedo da mão esquerda pois este leva direto a uma veia do coração.
-O chá de panela surgiu de um holandês muito pobre que queria casar com uma mulher rica mas o pai não queria,entao os amigos com pena se reuniram e deram objetos pra eles,dai surgiu o chá de panela que hoje tem muitas variaçoes.
-O vestido era azul pois esta cor representava a pureza,com o casamento da rainha Vitória que casou-se de branco popularizou-se esta cor,mas ainda hoje é aconselhavel usar algo azul para espantar a má sorte.Na idade média as noivas casavam de vermelho,coisa que eu queria ter feito quando casei...rsr...mas não pude.
-O véu e a grinalda são costumes vindos da Grecia que era para proteger a noiva de mal olhado.Na Arábia representa a passagem da vida de solteira pra casada.
-Na Grecia também surgiu o uso do buque para espantar o mal olhado que era confeccionado com várias ervas e era feito outro para jogar as solteiras,como hoje.
-Jogar arroz é uma tradição antiga vinda da China que representa fartura e fertilidade para o casal.Dizem que na Grecia nasceu como um ritual de fertilidade mas jogava-se doces.
-O bolo e tradição de Roma onde cada convidado partia um pequeno pedaço de pão na cabeça da noiva pra desejar fertilidade.Os bolos de andar surgiu com cada convidado levando um pequeno bolo pra os noivos e estes tinham que empilhar e se beijar por cima da pilha sem deixar cair para dar sorte no casamento.
-O noivo carregar a noiva no colo vem do Oriente que diz que para evitar os gênios ruins que atacam so as mulheres na porta do quarto eles as carregam para não pisar em nada mal.
-A lua de mel tem algumas versões uma diz que o noivo sequestrava a noiva e durante um tempo dava a ela uma bebida afrodisiaca adocicada feita com mel até ela se render a seus encantos.Outra diz que os germanicos casavam na lua nova e bebiam uma mistura de água e mel para dar boa sorte.Ainda outra diz que em Roma os convidados pingavam mel na porta da casa dos noivos pra dar boa sorte.
São muitas estorias e lendas que alguns acreditam outros não,no final o importante e ser feliz com quem vc escolheu pra ficar ao seu lado seja casando ou não.Espero que tenham gostado e pra colegas que vão casar,boa sorte.Desejo a todos uma semana de sorte e deliciosa.
Beijos da escorpyana

Nenhum comentário: