domingo, 28 de junho de 2009

BOA SEMANA
Bom amigos mês de Junho chegando ao fim é as festas juninas também,mas em alguns lugares teremos as festas Julinas.Vamos encerrar este assunto falando de São Pedro que é o último santo comemorado no dia 29.Este pescador tornou-se apóstolo e acompanhou todos os atos da vida de Jesus. O trabalho exercido antes de seguir o messias fez com que fosse considerado o santo dos pescadores. Ele é "O porteiro do céu".Existem muitas brincadeiras com este santo por ele ter “a chave do céu”
A tradição popular interpreta uma passagem bíblica, em que Jesus Cristo diz: "Eu te darei a chave do reino dos céus. A quem abrires será aberta. A quem fechares será fechada".Assim como Santo Antônio, o dia em sua homenagem é o mesmo de sua morte, que aconteceu em Roma, em 64 d.C. Acredita-se que tenha sido viúvo, um dos motivos para a devoção das viúvas ao santo. Também é costume acender fogueiras e realizar procissões em sua homenagem no dia 29 de junho.Outro tema constante nas festas juninas é o forró.
Existem duas atribuições para a origem do nome forró. Uma delas é que corresponda etimologicamente ao termo forrobodó, que - na linguagem do caipira brasileiro - quer dizer festança ou baile popular onde há grande animação, fartura de comida e bebida e muita descontração. A outra é ao termo inglês for all (para todos), usado para designar festas feitas nas bases americanas no Nordeste, na época da Segunda Guerra Mundial, e que eram abertas ao público, ou seja, “for all” e a pronúncia local transformou a expressão em forró. A música é tocada à base da sanfona, da zabumba e do triângulo, conhecida como arrasta-pé ou pé-de-serra, sendo esta última considerada a versão mais autêntica. O ritmo sofreu algumas variações e atualmente alguns músicos incorporaram o baixo, a guitarra e a bateria às suas melodias.Seja como for,é sempre muito animado e um forrózinho as vezes é bem gostoso.Espero que tenham gostado dessas pequenas curiosidades neste mês festivo.Julho vem chegando bem animado,pois afinal estarei de férias...rsrrs aguardem.Desejo a todos uma semana quente e deliciosa.

Beijos da escorpyana

Nenhum comentário: