sábado, 20 de junho de 2009

BOA SEMANA
Continuando com nossa curiosidade sobre as festas juninas,saibam um pouco mais sobre a quadrilha.De origem francesa, a quadrilha era uma dança típica que celebrava os casamentos da aristocracia européia. Dançada em pares, já era praticada no Brasil desde 1820 e foi se popularizando desde então. Os tecidos finos da nobreza francesa deram lugar à chita, tecido mais barato e acessível, e o casamento nobre foi adaptado a uma encenação.O enredo da união caipira é geralmente o mesmo: a noiva, que geralmente está grávida, é obrigada a casar pelos pais e o noivo recusa, sendo preciso a intervenção da polícia para que o caso se resolva. A quadrilha, como era no começo do século XIX, é realizada como comemoração do casório.A mudança dos passos é anunciada por um locutor ao som do forró. Existem, hoje, as chamadas quadrilhas estilizadas com passos marcados e coreografias ensaiadas e criadas exclusivamente para uma determinada música.O outro santo que é comemorado este mês é São João que será no dia 24. Vários costumes juninos representam atos em homenagem a São João. A fogueira, por exemplo, lembra o anúncio do nascimento de João Batista, filho de Isabel e primo de Jesus, à Virgem Maria. Como era noite e Isabel morava em uma colina, esta foi a forma encontrada para o aviso.
Por este motivo, nas noites de junho são montadas fogueiras como forma de celebração. Para a Igreja Católica, o acontecimento significa algo mais, o de preparar a vinda de Jesus. No sertão, o batismo de João também é lembrado com banhos à meia-noite no rio mais próximo.
Olá amigos(a)como foi a semana?Depois de tanto correr pra fazer provas e trabalhos estou quase de férias,espero que tenha passado em todas as matérias..rs.Esta semana vou deixá-los com mais uma curiosidade sobre festas juninas,espero que gostem.Com esse frio gostoso desejo a todo uma semana bem quente e deliciosa.
Beijos da escorpyana
Ouvindo Luiz Gonzaga,são jõao na roça

Nenhum comentário: