sábado, 11 de outubro de 2008

BOA SEMANA

Lembranças das brincadeiras de criança
Se alguém lhe perguntar “o que é a vida”
Diga-lhe que a vida é lembrança.
E que estas nos ajudam a reconhecer
Que valeu e vale a pena viver.
Lembro-me, por exemplo,
Das noites em que a gente saia à rua para brincar
Brincar de jogar bola:
“Toquinho só”; “travinha” e “rebatida”.
Fazer gol e comemorar...
Lembro-me do “cair no poço”
Do “guarda meu anelzinho” bem guardadinho
Da “salve-latinha”
Das corridinhas pra lata pegar
Das “pedrinhas da geribita”
Do “macaco”: Tô, tá...
Lembro-me do dinheiro de rótulos de cigarro
Das padariazinhas...
Dos pães da farinha de casa
Que a gente ia vender...
Lembro-me das bolinhas de gude
Do buraco e pé-de-parede
Do jogar peão e do um, dois, três...
Da estátua; da mão no bolso.
Lembro-me do vivo ou morto
Ciranda, cirandinha...
Do atirei o pau no gato
os pulinhos de corda...
Lembro-me dos “cavalos-de-pau”
Dos “galos-de-barro”
Dos “bingos com tampinhas”
E das “cartelas de papelão”
Lembro-me do “basquete no fundo de quintal”
Do “vôlei no beco” e “na rua”
Do soltar pipas
Dos “carrinhos feitos com latas”
E dos “Carrinhos de rolamento”
Lembro-me dos “xis” nos “paralelos”
Do “coloque” e figurinhas
Do “bater fopas”
Das “espadas para lutar”
Lembro-me das visitas aos circos e parques
Da roda-gigante e dos cavalinhos
Das balinhas de chocolate
Da maçã-do-amor
Lembro-me dos banhos escondidos (na vereda)
Das surras da mamãe
Do campo da batedeira
Do campinho com pó de serraria
Das bolas de meia ou dente-de-leite
Lembro-me dos “namoros-amigos”
Das “paqueras-criança”
Dos beijos de lado
Dos recadinhos mandados
Lembro-me dos papos com os amigos
Dos pães com suco de morango em garrafinhas
Dos conselhos do papai e da mamãe
Dos desenhos da TV
Lembro-me da escola
Aonde a gente ia estudar
Das professoras e dos colegas
Do espelho pra meninas olhar
Ah, meu Deus. Como era bom!
Tenho saudade, muita saudade...
Daquele tempo:
De inocência, felicidade e paz.
Peço-te que seja como antes.
E que as crianças não deixem de brincar.
(Joacy Santos)
Olá amigos(a) semana bem complicada e para acabar de completar tive mais uma crise alérgica,mas é assim mesmo.Coloquei esse texto para homenagear as crianças e também nós adultos porque quem as vezes não é criança?Quem de nós nunca brincou de alguma dessas formas que tem na poesia?Acho que pelo menos uma dessas brincadeiras ja fizemos.Criança tem que ser tratada com criançã e não ficar cheia de coisas pra fazer como um adulto,deixa elas aproveitarem ao máximo porque quando crescerem vão querer voltar a ser crianças.Portanto VIVA O DIA DAS CRIANÇAS.Tenham uma semana divertida e deliciosa.
beijos da escorpyana.

Nenhum comentário: